Obras, construções e até mesmo prédios prontos, precisam sempre de inspeções para verificar a qualidade e o grau de conservação das instalações. Em muitos casos, é necessário solicitar os serviços de empresas terceirizadas para realizar reparos e manutenção e nessas visitas, a melhor forma de registrar e garantir a qualidade dessas tarefas é desenvolver um relatório de visita técnica.
Saiba mais sobre esse assunto ao long
O que é e os benefícios de um relatório de visita técnica
Visitas técnicas são serviços por um profissional ou empresa, normalmente terceirizada, para diagnosticar, acompanhar ou realizar reparos necessários. É exatamente nesses momentos que entra o relatório de visita técnica, que possui vários benefícios, como:
Registro detalhado da visita: ele fornece um registro detalhado de tudo o que foi observado e discutido durante a visita.
Documentação precisa: ele ajuda a documentar com precisão as informações coletadas durante a visita. Isso é especialmente importante se houver questões jurídicas ou de responsabilidade que precisem ser tratadas posteriormente.
Auxílio na tomada de decisões: o relatório pode ser usado para ajudar a tomar decisões importantes, como a compra de equipamentos, a realização de reparos ou a implementação de novos processos.
Comunicação clara: ele pode ser compartilhado com outros membros da equipe, gerentes, clientes ou fornecedores para garantir que todos estejam na mesma página em relação às observações e recomendações.
Histórico de visitas: ajuda a garantir que todas as visitas técnicas sejam consistentes e a monitorar o progresso ao longo do tempo.
Como fazer um relatório
Abaixo você encontra pontos essenciais e que vão te ajudar a desenvolver um relatório de visita técnica completo:
Dados da empresa responsável
Dados do cliente
Nome do técnico responsável
Data da visita
Horário de início e fim da visita técnica
Informações sobre o ativo/serviço a ser checado
Relato do cliente (problema)
Descrição do diagnóstico do problema
Tipo de visita e serviço realizado
Assinatura do cliente e técnico
Observações
Agora que você já sabe como fazer o seu relatório, é só colocar em prática. Além disso, não deixe de visitar o nosso blog.