O telhado é um dos itens mais importantes ao se construir uma casa, afinal é ele que irá proteger a construção das intempéries. Além disso, por precisar abranger todo o imóvel, ele possui um impacto considerável na estética da casa, então além das funcionalidades é preciso optar pela opção que mais se encaixe na proposta da fachada.
Dentre as opções, há o telhado duas águas, que possui algumas variações e vantagens. Hoje você vai conhecer um pouco mais sobre o telhado e como fazê-lo, confira:
O que é telhado duas águas
Esse estilo de telhado é composto por duas partes inclinadas que se encontram na parte central acima do imóvel (/\). É um dos telhados mais comuns, pois oferece diversos benefícios como:
- Segurança e estabilidade à construção;
- Não deixa a água acumular;
- Estrutura simples;
- Economiza tempo e dinheiro na construção;
- Versatilidade.
Como fazer o telhado duas águas
Antes de começar a construir o seu telhado, é importante definir qual a inclinação que ele terá, que irá depender do modelo que você optar.
Telhado duas águas simples
O mais comum e fácil de construir, o modelo simples é composto por duas faces inclinadas que se encontram na cumeeira, formando uma espécie de triângulo.
Para construí-lo, é necessário definir as medidas da estrutura, levar em consideração a telha que será utilizada e a inclinação desejada. Após ter clareza dos passos citados, basta construir a estrutura conforme a estética procurada e também evitando o acúmulo de água. É importante fixar bem as telhas para evitar que elas sejam danificadas, diminuindo a resistência e durabilidade do seu telhado.
Telhado duas águas americano
No estilo americano, é possível notar uma diferença considerável na sua inclinação, que é mais acentuada. Além disso, o modelo conta com um frontão, que consiste em uma parede vertical localizada na extremidade superior de cada face.
Para construir esse modelo, é necessário inserir alguns passos na hora de montar a estrutura, como aumentar a altura da cumeeira, para proporcionar uma maior inclinação e medir corretamente o frontão. Outra diferença é a presença de calhas para ajudar no escoamento da água.
Após escolhido, basta montar a estrutura e seguir com os próximos passos. Há também outros formatos que você pode optar para trazer ainda mais dinamismo para o seu telhado, como:
- Telhado duas águas com varanda, para quem busca ter uma área externa;
- Moderno, que possui linhas retas e minimalistas;
- Sobreposto, perfeito para quem busca criar um espaço extra, como sótão ou terraço.
Isso é tudo o que você precisa saber para ter uma boa ideia se esse telhado é a melhor opção para a sua casa.
Aqui no nosso blog você encontra diversas dicas e tendências do mercado de construção civil. Acompanhe-nos aqui e em nossas redes sociais e fique por dentro de tudo!