Por trás de grandes resultados há sempre uma equipe brilhante. Porém, ao contrário do que muitas pessoas pensam, uma equipe dessas não é composta por pessoas com dons especiais, mas sim por pessoas engajadas e com atitudes que em conjunto fazem um admirável trabalho.
Hoje nós trouxemos 5 dessas atitudes que fazem uma equipe se destacar, confira:
Comunicação constante e transparente
A comunicação é o pilar para que uma equipe mantenha-se em harmonia e unida. Como qualquer outra rotina que você quer que vire um hábito, é necessário que haja uma constância. Para isso, faça reuniões semanais, escolha um dia onde o fluxo seja mais leve e separe uns minutos para alinhar ideias, prazos, feedbacks e garantir que todos estejam cientes do objetivo final.
Além de alinhar, a comunicação ajuda a aproximar as pessoas, fazendo elas enxergarem uns aos outros como suporte e apoio.
Gestão
Um bom gestor conhece sua equipe e sabe delegar as funções de forma mais assertiva. Uma pessoa apenas não consegue dar conta de tudo, por isso é importante dividir cargos de líderes de setor, gestores, encarregados e outras funções que vão ajudar a trazer um maior controle do dia a dia, desde as coisas mais amplas até as mais detalhadas.
Motivação
Uma pessoa motivada faz toda a diferença. Você pode trazer a motivação por meio de palavras e também por meio do reconhecimento. Quando um trabalhador vê que seu trabalho é valorizado e que ele tem chance de evoluir, a tendência é que ele dê o seu melhor no trabalho que está realizando.
Obs: melhor que utilizar uma das formas, é utilizando as duas juntas!
Aprendizagem constante
Nada de palestras genéricas. Se você quer que a sua equipe tenha o hábito e desenvolva uma cultura de aprendizagem, é necessário saber quais são os interesses de cada um. Não faz sentido uma pessoa se interessar e desejar desenvolver conhecimento na área x e você ofertar um curso da área y. Além de não utilizar o potencial daquela pessoa de forma correta, ela fará o treinamento por obrigação, ou seja, dinheiro jogado fora.
Entenda quais são os objetivos de cada um, quais áreas mais chamam a atenção e invista em treinamentos, palestras, congressos e cursos que vão ajudá-los a se desenvolver profissionalmente e pessoalmente.
Planejamento
A base de qualquer projeto é o planejamento. Uma equipe de sucesso está alinhada a ele e sabe seguí-lo de forma simples. Uma dica é fazer com que a equipe faça parte dessa etapa e ajude a planejar, assim ficará ainda mais fácil de seguir e colocar em prática.
Percebeu como são atitudes simples? Não exige nenhum dom, apenas bons hábitos e disciplina!
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